top of page

1 – Dá onde surgiu essa proposta do ‘Cu é Lindo’?
 

Como dizemos (eu e Gê) no texto de apresentação do projeto, este se inicia “a partir da necessidade de dar visibilidade ao cu, parte do corpo abjetada por muitas sociedades, mesmo as contemporâneas”, mas outros fatores e referencias nos atravessam para a chegarmos neste tipo de proposição que consideramos em sua maior parte politica. Como referencia direta, podemos citar Georges Bataille, Adélia Prado (que usou em sua poesia a frase “cu é lindo”), Ferreira Gular, bem como outros diversos artistas anônimos de rua (ao qual nos incluímos) que geram discursos políticos através de pixos. Por si só, a frase que dá titulo ao projeto, já discute de forma potente as questões que queremos abordar dentro ações: o olhar preconceituoso, a abjeção, a rejeição afinada, o moralismo visual. Mas o que realmente temos contra o CU? Queremos saber os motivos que leva a sociedade, mesmo dentro de um consciente universal (C.U.), a renegar uma parte do corpo que é sensível em todos os nossos sentidos: tato, paladar, olfato, visual e sonora. E não digo isso com ironia nenhuma – o é de fato.

O encontro com Gê Viana e seu cu e nosso cu, foi gerado ano passado a partir de uma denuncia realizada a fundação municipal de cultura com a seguinte descrição: vandalismo e depredação do patrimônio público. Sendo um dos motivos da denuncia a pichação “cu é lindo” e outras obras de grafite, tipografia e lambe-lambe. Inquietos por essa denuncia, criamos um trabalho, “cu est belle”, não aceito no salão de artes visuais da cidade pelo simples motivo de expor o cu ao público, e nem era o deles.

Provocados ainda mais pelo desejo de ir contra a estres moralismos públicos demos inicio a criação sem patrocínio e sem apoio institucional do projeto. O projeto também conta com a participação do artista residente em Bruxelas, Mavi Veloso, participante do ultimo Redbull Station e do artista da performance Erivelto Viana.

Dentro desse contexto nasce a nossa ideia do Cú é lindo.

 

2 – Qual o objetivo?

 

A ideia final deste projeto é realizar uma exposição coletiva (artistas das fotografias enviadas ou textos/poemas) e performances correlacionadas com todo o material enviado. Também criaremos uma catalogo com todo o material enviado.

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever de forma anônima, mas aos que desejarem ser identificados, também o faremos em nossos materiais e site, posteriormente.

Propomos uma intervenção coletiva, politica, social e não somente uma realização artística.

bottom of page